As Mulheres na cena Politica.
Se queremos mais política para as mulheres, precisamos de mais mulheres participando da política e sendo eleitas.
Em Ilhéus, município do sul da Bahia, com quase 180 mil habitantes segundo os últimos ados do IBGE, as mulheres são a maioria do eleitorado cerca de 54, 18% e atualmente apenas 02 cadeiras das 21 da Câmara de Vereadores da cidade são ocupadas por mulheres. Um número insignificante e que não nos representa.
E essas 02 mulheres reacenderam a chama da esperança nos corações das mulheres ilheenses. Após 02 legislaturas sem uma representante feminina na Casa das Leis, temos 02 e isso é motivo de contentamento.
Historicamente a Câmara Municipal de Ilhéus sempre teve uma maioria de homens, o que contraria a maioria do eleitorado. Ora, se somos a maioria de eleitoras devemos buscar representatividade e eleger mais mulheres.
Disputando a eleição de 2024 estimasse que mais de 100 mulheres participem da corrida eleitoral, uma vez que em 2020 foram 152 candidaturas femininas entre as 482 candidaturas apresentadas.
Ouso dizer que esse é o ano de enchermos a câmara municipal de mulheres, das mais diversas ideologias, idades, profissões, credos, raças e objetivos. Mulheres que serão as vozes de outras tantas mulheres que juntas farão ecoar o grito de justiça e igualdade. E afirmo isso com tanto entusiasmo, porque acredito que as mulheres não se sentem representadas atualmente. Esse é ano de eleger o maior número de vereadoras na Casa Legislativa Municipal.
Mas se queremos mais mulheres, devemos compreender que o apoio a uma candidatura feminina extrapola ao envio de recurso financeiro a essa candidatura. É necessário dá a essa mulher que coloca seu nome à disposição da cidade, formação política, capacitação para o enfrentamento do pleito eleitoral e do cargo que pretende ocupar. Assistência técnica jurídica, contábil, além de comunicação e imagem pessoal.
Estamos na fase da pré campanha , ou seja no período anterior as convenções partidárias onde se confirmarão as candidaturas femininas. Esse período se inicia em 20 de julho e tem seu termo final em 05 de agosto. Dessa forma até essa data as mulheres estão se posicionando e se colocando à disposição das comunidades, contando suas histórias de vida e falando de suas ideias.
Acredito que seremos representadas, começando pela Casa Legislativa, colocando mais mulheres no poder e não apenas 01 ou 02. Neste momento, pesquise, busque conhecer, se informe sobre quem é essa mulher , quais são as ideias dela, o que ela faz, qual o trabalho prestado na cidade , o que ela fez de relevante para sua comunidade e como ela pode contribuir na representação do nosso povo.